O preço do leite pago ao produtor registrou a terceira alta consecutiva em março. O valor do produto chegou a R$ 1,4784 por litro na ‘média Brasil’ líquida, o que representa R$ 0,06 acima do valor de fevereiro ou elevação de 4,5%.
O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) explica que, como esperado pelo mercado, a valorização ocorreu em menor intensidade em relação aos meses anteriores. Na comparação com março do ano passado, o aumento é de 32,4% e, no acumulado deste primeiro trimestre, de 18,9%, considerando a inflação.
De acordo com a entidade, o primeiro trimestre deste ano tem sido caracterizado pela menor oferta de leite no campo e pelo aumento da competição entre empresas para assegurar a compra de matéria-prima.
A captação de fevereiro, especificamente, foi influenciada pelas chuvas irregulares, que limitaram a disponibilidade de pastagens e a produtividade das lavouras de milho. Por esse motivo, produtores intensificaram o uso de silagens para tentar manter o volume de produção no curto prazo – por outro lado, existe a preocupação de que o manejo alimentar fique prejudicado no meio do ano. O excesso de chuvas em algumas regiões também elevou a incidência de doenças.
Nossos especialistas estão prontos para tirar qualquer dúvida e ajudá-lo a realizar a melhor compra.