INFORMATIVOS

Paraná lidera produção nacional de cevada

Paraná lidera produção nacional de cevada

Paloma Detlinger é parte da quarta geração de famílias eslavo-germânicas que se estabeleceram nas colônias que formam a comunidade de Entre Rios, em Guarapuava, na região Central do Paraná. Com o fim da Segunda Guerra Mundial e o início do regime soviético, trouxeram na bagagem uma farta experiência na agricultura e muita disposição para trabalhar nas terras do novo país.

Foi assim que ajudaram a construir uma das regiões mais produtivas do Estado e do Brasil, que se destaca principalmente na produção de grãos. Um deles tem especial relevância: a cevada, matéria-prima do malte utilizado na fabricação de cerveja. É da Colônia Entre Rios que sai grande parte do malte consumido pela indústria cervejeira brasileira.

A cevada é uma cultura de inverno, com plantio iniciado em julho e colheita em novembro. Na região de Guarapuava, que tem um inverno rigoroso, onde o grão se adaptou bem, o cultivo é impulsionado pela Cooperativa Agrária, fundada pelos imigrantes europeus. Praticamente todo o plantio na região é feito pelos cooperados, que vendem a produção para a própria Agrária. Em Entre Rios, está a Agrária Malte, a maior maltaria da América Latina, responsável por 30% da demanda nacional.
Cevada

E graças a isso o Paraná lidera com folga a produção nacional de cevada. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado respondeu por quase 62% da área cultivada e por 72% da produção do grão no Brasil em 2020. De acordo com as estatísticas da Produção Agrícola Municipal (PAM), a área plantada no Estado no ano passado chegou a 64.375 hectares, e no País somou 104.413 hectares.

 

PARA TER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS PRODUTOS,
É SÓ ENTRAR EM CONTATO

Nossos especialistas estão prontos para tirar qualquer dúvida e ajudá-lo a realizar a melhor compra.

  • (14) 3845-2226/3845-2779
  • comercialmr@comercialmr.com.br