INFORMATIVOS

Oferta excessiva de suínos explica preços pagos aos produtores, diz ABCS

Oferta excessiva de suínos explica preços pagos aos produtores, diz ABCS

Os dados de abate de suínos no primeiro trimestre do ano indicam crescimento da oferta em 2022 e reforçam as causas dos baixos preços pagos aos produtores, apontou, em nota, a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS).

“Os números são muito significativos e, se descontarmos as exportações, fica mais evidente o excesso de oferta no mercado doméstico”, avaliou a entidade.
O consultor de mercado da ABCS, Iuri Pinheiro Machado, explicou que em março foram abatidas 4,9 milhões de cabeças.

“Extrapolando esse número para o ano daria 59,3 milhões, sendo que no ano passado foram pouco menos de 53 milhões de abates”. Para ele, ao que tudo indica, o ponto de equilíbrio do mercado doméstico é com disponibilidade interna de pouco mais de 300 mil toneladas por mês. Em março foram ofertadas 371 mil toneladas.

A ABCS observa que, se for mantida a média de abates do 1º trimestre de 2022 para o restante do ano, pode haver um aumento da produção da ordem de quase 2%, podendo chegar à marca de 5 milhões de toneladas.

“É pouco provável que este crescimento continue no mesmo ritmo, pois há indícios de que, desde o final do ano passado, houve redução de matrizes que impactará a produção do segundo semestre deste ano com queda nos volumes produzidos”, comentou.

No mês de abril, a entidade lembra que houve uma “bolha” de demanda por carne suína na segunda quinzena que se manteve até a véspera do dia das mães, mas que logo em seguida se desfez para novo viés de queda de preço nos últimos dias.

“É possível afirmar que o primeiro semestre de 2022 do ponto de vista de rentabilidade, está perdido, restando ao setor a expectativa de um segundo semestre com menos oferta de suínos e insumos em maior disponibilidade a preços mais acessíveis”, ressaltou o presidente da ABCS, Marcelo Lopes.

Para ele, a persistência da crise endivida cada vez mais os suinocultores que precisarão de muitos meses de mercado favorável para ao menos recuperar o prejuízo acumulado desde o início de 2021.

PARA TER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS PRODUTOS,
É SÓ ENTRAR EM CONTATO

Nossos especialistas estão prontos para tirar qualquer dúvida e ajudá-lo a realizar a melhor compra.

  • (14) 3845-2226/3845-2779
  • comercialmr@comercialmr.com.br