INFORMATIVOS

Café: porta-enxerto resistente a nematoides está na fase final de desenvolvimento

Café: porta-enxerto resistente a nematoides está na fase final de desenvolvimento

Quando os consumidores andam pelos corredores dos supermercados, poucos sabem o longo processo de pesquisa e produção do café. É provável que muitos desconheçam toda a pesquisa e o tempo dedicados para se chegar à bebida mais consumida no mundo. Mas, acredite: são necessários cerca de 25 anos para o desenvolvimento de uma nova cultivar de café e mais dois ou três anos para a planta começar a dar frutos.

Para oferecer novas opções ao mercado dessa bebida que só perde para a água em consumo, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto Agronômico (IAC), regularmente traz novidades. Por hora, está em fase de conclusão um novo porta-enxerto constituído por clones com resistência múltipla a diferentes espécies de nematoides, que comprometem o desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da planta, levando à redução da produtividade das lavouras e à queda no preço do grão.

Esse novo porta-enxerto será usado no plantio de cultivares copa de café arábica, que é suscetível às três espécies de nematoides. É preciso cuidar do arábica porque esse é o tipo de café usado na casa dos brasileiros.

Os estudos conduzidos no IAC confirmaram a resistência múltipla de cada um dos clones do novo porta-enxerto. Os pesquisadores então selecionaram as melhores combinações clonais compatíveis com base na alta frequência de plantas com resistência simultânea às três espécies de nematoides. Somadas a essas características, foram buscados também aspectos agronômicos como potencial produtivo, ciclo de desenvolvimento, maturação e tamanho de frutos e sementes, entre outros.

Segundo o pesquisador do IAC, Oliveiro Guerreiro Filho, para a seleção do novo porta-enxerto foi utilizada a espécie Coffea canephora, que possui resistência simultânea a algumas raças de nematoides das galhas radiculares. “Os cafeeiros debilitados são menos produtivos e seus frutos e grãos são pequenos, com menor valor de mercado”, comenta o pesquisador sobre os impactos dos nematoides.

 

PARA TER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS PRODUTOS,
É SÓ ENTRAR EM CONTATO

Nossos especialistas estão prontos para tirar qualquer dúvida e ajudá-lo a realizar a melhor compra.

  • (14) 3845-2226/3845-2779
  • comercialmr@comercialmr.com.br